As vezes pesquisar um pouco sobre o que está acontecendo ajuda à evitar algumas pessoas serem enganadas por religiosos, mas é incrível como a maioria precisa de um placebo, de algo que a convença de que é possível se proteger da inveja das outras pessoas apenas com rezas, banhos de ervas ou pedras mágicas. Se você pensa assim, gostaria de te informar que inveja é algo comum no ser humano, se você tem algo que a outra pessoa quer, essa pessoa vai ter inveja de você, não importa o quanto ela negue tal inveja, e isso também está em você pois, à não ser que você não seja humano, você está inclinado à desejar algo de melhor para você e/ou sua família.
Muito do que acontece com você não pode ser evitado rezando ou apenas com um banho de ervas, talvez com um pouco de meditação você fique mais calmo e não meta a mão no desgraçado que te enche o saco, mas isso é outra questão o foco aqui é que um placebo consegue efeitos muito bizarros nas pessoas, sejam esses placebos medicinais ou religiosos. Os que me incomodam são os religiosos.
Para entender melhor o efeito placebo, veja o vídeo abaixo:
fonte: Science Blogs
Quero deixar bem claro aqui que eu não me incomodo com os placebos religiosos que são gratuitos, muito pelo contrário, eu até estimulo eles, afinal se você acha que tomar um banho de café com alho pulando num pé só embaixo de um cachoeira cantando um mantra em uma língua que você não conhece vai te curar daquela dor insuportável que você tem à anos no joanete, vá em frente.
Apenas fique de olhos abertos quando tais rituais de cura, salvação e etc, te exigirem coisas como dinheiro, sexo, auto-mutilação e mais outras coisas que possam te prejudicar, pois traumas assim não são fáceis de curar, dinheiro você pode conseguir mais, mas sua dignidade não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário