sábado, 22 de maio de 2010

Elefantes na sala de estar

Sim, eu uso essa expressão, e muito, e como as vezes tenho que explicar o que significa, eu resolvi escrever um texto sobre o que são esses elefantes que nos seguem por aí.


"Elefantes na sala de estar" é nome dado à situações, por muitas vezes constrangedoras, onde os envolvidos tendem à ignorar algum acontecimento em particular na esperança de em algum momento tal assunto deixe de ser um "fardo", ou seja, as pessoas ignoram o "elefante" pra ver se ele vai embora. Basicamente se trata de ignorar um assunto até que todos esqueçam o mesmo.


O que as pessoas esqueçem é que, você pode esquecer do "elefante", mas o "elefante" não vai esquecer você. Na maioria das situações onde o "elefante" é apenas um filhote e não incomoda muito, o efeito de ignorá-lo o afasta por um grande periodo e o mesmo nunca mais retorna. Porém isso não é uma regra, em alguns casos eles voltam mais velhos, grandes, gordos e sem nenhuma vontade de ser ignorado.


Vamos ao exemplo pra ser mais fácil de entender:


Dois amigos esperando na porta do colégio, um deles vê uma mulher se aproximando, ele cutuca o amigo e diz:
- Cara, saca só essa "coroa" que gostosa!
O amigo olha com cara de bravo pra o que acabou de dizer isso e retruca em uma voz desaprovadora:
- Essa é a minha MÃE!


Essa é uma situação de pequeno "elefante", basta ignorar (e provavelmente pedir desculpas... ou não) que logo ele esquece, mas enquanto ele não esquecer o "elefantinho" vai aparecer toda vez que os envolvidos estiverem juntos.


O grande problema dos "elefantes" é que eles não se limitam à "sala de estar", eles são aquela tensão que você sente quando faz algo e todos que sabem estão conversando sobre e param de falar no mesmo instante em que você chega perto. A típica situação que acaba gerando outras situações que se complementam, o "policial de acidente" e o efeito "pingüins do filme madagascar".


Policial de acidente: Aquele policial que afasta os curiosos dizendo "- Não há nada para ver aqui! Circulando! Circulando"

 Pingüins do filme Madagascar: "Sorrie e acene, sorrie e acene"

Situações assim são comuns depois de você beber todas em uma festa ou bar e dar vexame, principalmente se o vexamente envolver você sem roupa. Particularmente eu tenho uma quantidade considerável de "elefantes" que me seguem aos mais diversos lugares, já aprendi à conviver com eles e a grande maioria não precisa ir ao terapeuta pois sempre estou em contato com eles, recentemente andei adicionando uns dois ou três à manada.

Situações constrangedoras sempre existirão, não importa o que você faça, o jeito que você lida com essas tais situações é que importam, elas fazem a diferença entre um surto de consciência pesada ou uma relaxante tarde tomando chá.

Bom fim de semana!

11 comentários:

Unknown disse...

Deixa eu ver se eu entendi, "elefante na sala" é basicamente uma maneira diferente de falar "saia justa"?

Unknown disse...

Deixa eu ver se eu entendi, "elefante na sala" é basicamente uma maneira diferente de falar "saia justa"?

Anônimo disse...

Giovanna, eu acho que o exemplo dado não foi dos melhores para o uso da expressão, vou tentar exemplificar do modo como eu entendo essa expressão. Por exemplo: Um grupo de velhos amigos que se reúnem apenas as vezes, e um deles aparece para o encontro com os amigos em uma cadeira de rodas sendo que ninguém esperava por isso, os amigos podem ficar com receio de comentar a situação tão óbvia onde todos percebem esse algo diferente, nesse caso, há um elefante na sala.

Unknown disse...

Dca eu ver se entendi, elefante na sala é a msm coisa q algo ou alguém está te incomodando?

Claudio Luiz disse...

Ótima explicação.

Claudio Luiz disse...

É um problema óbvio que ninguém quer comentar ou tocar no assunto.

Unknown disse...

Cláudio, obrigado pelo resumo.

sammy disse...

Vi essa expressão no filme "Os Incríveis 2". Até então, não sabia.

RAS TAFARY disse...

Exemplo de elefante na sala
Você ta com um ver um amigo no meio de um monte de pessoas ele ta lhe devendo dinheiro e sabe que você não vai cobrar enquanto tiver gente por perto
É ai cara que tal nois falar sobre.o elefante na sala ?

RAS TAFARY disse...

Você fez algo errado e você tá bon meio das visitas sua mãe quer urgente falar com vocêé ela diz , Pedro oque acha de nois conversar sobre o elefante na sala ?

Unknown disse...

Valeuuuu...