segunda-feira, 1 de junho de 2009

Variáveis de relacionamentos

(Lembre-se sempre que o texto abaixo é uma visão do autor)

Olá paradoxianos, sei que o título nos leva a pensar que estou tratando do relacionamentos Homem e Mulher, mas o que eu quero exemplificar são os relacionamentos em geral: amigos, familia, ficantes, namoradas(os), noivas(os), maridos e esposas.

Tudo isso é tratado como se fosse uma coisa só, isso se deve ao fato que muitos desses relacionamentos estão interligados em situações de 1 pra 1, o que nos faz ter uma visão mais simples de tudo isso. Porém, dado o momento que estamos programados pra tratar tudo no 1 pra 1, acabamos misturando tudo quando chegamos ao ponto de tratar 1 pra muitos.

Vamos separar corretamente isso:

1 para 1: Quando tratamos "1 pra 1", estamos tratado do "eu" para "você", ou seja, relacionamentos diretos. Isso é tratado de forma que "eu" tenho um relacionamento com "você", de forma que, este relacionamento é apenas "nosso".
Por exemplo:
O relacionamento do rapaz com a namorada é singular, logo, não é afetado pela opinião de outras pessoas.

Resumo: O que acontece entre os dois, é afetado pelos dois.

1 para muitos: Relacionamentos "1 para muitos", é quando o relacionamento é afetada pelas variáveis externas, ou seja, os outros "1" que surgem.
Por exemplo:
O relacionamento do rapaz com a namorada é afetado pelas opiniões dos pais, logo, não é singular.

Resumo: O que acontece entre os dois, é afetados por indivíduos alheios.

=========================

Colocando assim parece simples, mas não é, as pessoas nunca se fecham ao "1 para 1", sempre se afetam por pessoas fora daquele assunto em particular, esquecem que cada relacionamento é singular e se deixam levar por opiniões alheias. Seja com seus pais, seus amigos, suas namoradas, não importa, todos se afetam pela opiniões alheias.

Mas espere, essas não são as únicas variáveis, tempos também as vairáveis de ações do passado e do presente, onde cada uma dessas vairáveis são peças fundamentais que arrastam os relacionamentos de "1 para 1" para "1 para muitos".
=========================
Suas ações do passado não são esquecida, então cultivar boas opiniões ao seu respeito é útil quando esse novo relacionamento é gerado a partir de conhecidos (1 para muitos), ou seja, isso é um peso a mais para se carregar. Observando também que seu passado pesa muito no relacionamento do tipo família pois, apesar de ser a sua família, eles vão sempre te ver com os mesmo olhos, apenas adicionando orgulho ou vergonha de seus atos.

O passado não deve ser visto como eterno, as pessoas mudam quando querem mudar.
=========================
Suas ações do presente são as que colocam em cheque toda essa teoria de mudança, não digo que as pessoas mudam 100% do que elas realmente são, mas devido ao livre arbítrio temos a capacidade de escolher qual o caminho à seguir. Assim, temos total liberdade de evoluirmos ou regredirmos, seja moral ou intelectualmente.

Esse "presente" que nos é dado, é para que possamos provar para nós mesmo, e não para os outros que podemos ser tudo o que nosso potencial nos permite, e já foi provado por N vezes que o ser humano ainda tem muito o que evoluir.

Quando o passádo é usado apenas de referencial para o que nós fomos, para compararmos com nosso presente, as falhas não se parecem tão grandes diante das qualidades desenvolvidas com o tempo.

"Todos escolhemos um caminho, mas nem todos caminhos se cruzam de verdade"

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante.. Gosto de relacionamentos em grupo.. Há criticas, opiniões, bullying, suruba.. Ninguém pode manter um relacionamento live de influências externas..