sexta-feira, 22 de maio de 2009

Nosso mundo conectado

Pois é, imagem antiga já, mas realmente estamos caminhando para isso mesmo...




Crescendo

"Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança." - Corintios 13:11

Sim, este foi um trecho retirado da bíblia, e não, não me converti pra nenhuma religião, eu apenas gosto desse trecho e essa parte em particular tem muito haver com o que vou dizer.

"Crescer", "tornar-se adulto", "ficar mais velho", pois é, palavras/frases que são usadas para se dizer a mesma coisa, mas a aplicação real delas é totalmente ao pé da letra. Todos nós crescemos, ficamos maiores. Todos nós nos tornamos adultos perante a lei. Todos nós ficamos mais velhos, é um fato inevitável da natureza.

O que pouca gente faz é se tornar adulto mentalmente, ou seja, amadurecer a personalidade. Desde o nosso nascimento até nossa morte, nós mudamos por dentro, moldamos e somos moldados pelas pessoas à nossa volta, pais, amigos, namoradas, mídia em geral, tudo isso nos molda. Porém há o grande fato que poucas pessoas mudam de verdade, as vezes por falta de vontade, as vezes por medo ou preguiça, pura comodidade.

Já dei muito murro em ponta de faca, já muitas pessoas dando um passo em direção à evolução, mas no momento seguinte dando dez passos em direção à estagnação. Mas o que é "crescer"? O que é essa tal "evolução"?

Amigos, não tenho a resposta exata para essas perguntas, mas percebam que a medida de "crescemos" e "evoluimos", nós influenciamos outros crescimentos e evoluções. Sugiro partir do pré-suposto que evolução intelectal tange o aspécto da aquisição de conhecimentos, ou seja, pessoas que tenham uma quantidade de livros lidos podem se achar "evoluidos", porém, existe a boa e a má literatura.

Observe que, por haver o bem e o mal, já complica bastante a resposta. Tudo o que fazemos é dividido entre o bom e o mal perante a opinião pública, mas quando se trata de cultura a línha que trata disso é elitisada, ou seja, aqueles que tem a gama cultural mais "requintada" são os que vão dizer o que é bom ou ruim.

O problema dessa "elite" e seres evoluidos, é que a grande maioria parte da idéia que "povo burro é povo fácil de controlar", logo eles nivelam o conhecimento por baixo. Dão ao "povão" entreterimento de baixa qualidade e assim mantendo o conhecimento fechado em um canto escuro.

A resposta para "o que é ser adulto" só pode ser respondida por vocês mesmos, pois, por mais que as pessoas criem padrões de crescimento, o que está em sua personalidade é o que realmente importa, honrar suas promessas é um sinal de seu lado adulto, as vezes prometemos muito e cumprimos pouco, o que atrapalha muito o nosso convívio em sociedade.

Por que vocês não pensam um pouco e tentem responder "o que é ser adulto?". Sinto que muitas respostas interessantes virão.